Mensagens de Joanna de Ângelis

 

  

Adiamento - Liberta-te quanto antes, hoje e agora. Não adies, não transfiras lutas redentoras.

 Adiamento - Não adies os teus deveres a pretexto de carência de recursos.

 Adiamento - Programas adiados, dificuldades aumentadas.

 Adoração - A maneira mais agradável de adorar a Deus é elevar o pensamento a Ele, através do culto ao bem e do amor ao próximo.

 Adornos - Viver para cuidar de adornos deste ou daquel jaez é desrespeito à vida em flagrante atentado às Leis da harmonia universal.

 Aflição - A aflição imposta ao próximo é aflição a demorar-se na própria alma.

 Aflição - Abençoa a aflição de agora. Ela te abre as portas do salão da paz.

 Aflição - Aflição é exercício para fixação do bem.

 Aflição – Aflição projectada traduz aflição que retornará.

 Aflição - Alições de vários portes conduzem ao crime de muitas denominações.

 Aflição Ao lado dos que desrespeitam a tua fé, infringindo-te aflições de classificação difícil, prossegue devotado e humilde.

 Aflição - Examina a aflição que te alcança o domicílio mental e lança-te no intrincado meandro do estudo das causas, do culto da oração, meditando para discernir e discernindo para acertar.

 Aflição - Examina, na aflição que agasalhas, se não terias sido aquele que primeiro insultou ou feriu

  Aflição - Há aflição que traduz vida e elevação.

 Aflição - Não te detenhas a examinar a própria aflição, imbuído de pessimismo e inutilidade.

 Aflição - Por onde segues enxergas aflições que passam ignoradas por outros, sombreando mais ainda semblantes já sombrios.

 Aflição - Se a maldade enrosca os teus pés no poste da aflição, examina a própria atitude, e permanece amparando.

 Aflição - Somente a aflição resignada e confiante, de pronto receberá consolo.

 Aflição - Surpreendido pelas contingências afligentes que chegam a cada instante ao país do teu coração, envolve-te na serenidade para discernir.

 Analise - Antes da reclamação, examina se não és o responsável pelo insucesso do empreendimento.

 Ano Novo - Senhor Jesus! Ante as promessas do ano que se inicia, não nos permitas que esqueçamos aqueles com quem nos honraste o caminho iluminativo!...

 Bem - Enfocar o bem sem fazer a descrição do mal.

 Bem - O bem é simples e a sua linguagem singela dispensa as pesadas bagagens da aparência.

 Bem - O bem que deixes de fazer, podendo fazê-lo, é um grande mal que fazes.

 Bem - O bem que faças é bem em triunfo no teu coração. Receber o retributo seria diminuir-lhe a significação do que realizaste.

 Bem - Nunca esqueças o bem que recebeste, embora se modifiquem os quadros da vida em relação a ti ou a quem te beneficiou.

 Bênçãos - Acostumado às bênçãos, não as aquilata devidamente, reportando-se ao seu valor somente quando as circunstâncias o privam de qualquer uma dessas concessões.

 Bênçãos - Anelas a ascensão na Seara da Luz onde se movimentam os teus passos, entretanto, não desejas oferecer o tributo exigido àqueles que se afeiçoam à benção do serviço.

 Benfeitor - Benfeitor, no seu sentido real, é todo aquele que, esquecendo-se de si mesmo, toma a cruz dos outros sobre os ombros feridos e caminha ao lado, ignorando o próprio sacrifício.

Caridade - A caridade é uma escada de luz, o próximo é o degrau evolutivo que faculta a ascensão e o auxílio fraternal é ensejo iluminativo.

 Caridade - A caridade -  alma da vida - é a mais alta conquista que o homem poderá lobrigar.

 Caridade - A caridade é vida - o egoísmo é passo para a morte...

 Caridade - A Caridade para ser legítima não dispensa a fé que lhe oferece vitalidade; e esta para ser nobre deve firmar-se no discernimento da razão como normativa salutar.

 Caridade - Caridade é benção sublime a desdobrar-se em silencioso socorro.

 Caridade - Confia no Senhor e arrima-te ao trabalho da caridade - ponte de luz que liga a criatura ao seu Criador, com inusitada segurança.

 Caridade - Renova a mente com o recurso valioso da caridade fraternal.

 Censura - Pregando correcção não se censure o erro exorbitando da tarefa que é a de ensinar.

 Centro Espírita - Quando se entra na célula espírita, trava-se contacto com o fenómeno mediúnico, com o programa de estudos, com as directrizes da assistência aos necessitados, com as fichas de compromissos para com a Sociedade, mediante uma taxa módica, com pessoas, com
opiniões...

Cepticismo - Diante dos cépticos, que passam, estremunhados e ferintes, valoriza ainda mais as dádivas da fé que te embelezam as construções do mundo íntimo.

 Céu - O céu ou o inferno são, pois, estados de consciência.

 Céu - Se desejas o céu da consciência tranquila em porto de luz, envolve-te na lã do Cordeiro de Deus e alcatifa tua senda com os dosséis da humildade, do amor e da caridade, seguindo imperturbável até a hora da desencarnação.

 Chamado - Quem escutou o chamado do Cristo não desfruta de paisagens ridentes coroadas de sol, nem de noites formosas vestidas de estrelas.

 Chamado - Recebeste o chamado do Cristo para estabelecer a paz, não o conflito.

 Choro - O choro do desespero como as observações malévolas, as imprecações quanto às blasfémias ferem-nos à semelhança de ácido derramado em chagas abertas.

Cicatriz - Cicatriz é ónus que a ferida exige ao organismo para liberá-lo.

 Cicatriz - Todos guardamos cicatrizes decorrentes de feridas morais, quando não as trazemos ainda purulentas sob disfarces bem cuidados.

Cibernética - A cibernética elabora técnicas para lança-lo com segurança através das distâncias imensuráveis; o Evangelho luta, porém, para equilibrá-lo na sociedade onde cresce espiritualmente.

 Ciência - A ciência em geral tenta resolver os problemas que afligem a criatura impelindo-a para fora; o Evangelho projeta-lhe claridade íntima, ajudando-a a romper as amarras que a fazem infeliz.

Ciência - Os métodos científicos atam os seres às conjunturas da sua limitação; o Evangelho libera-os dos impedimentos que os retêm na retaguarda da evolução.

 Cilício - Improcedente, a tentativa de conseguir o aprimoramento espiritual sob coerção do cilício e a maceração do corpo, esse valioso instrumento que o Senhor concede para a dádiva da evolução.

 Desânimo - À medida que o entusiasmo diminui e a realidade das tarefas apresenta as legítimas dimensões do empreendimento espiritual, consignas a presença do desânimo...

 Desânimo - O desânimo sulca a gleba onde aras, habilmente instilado pela tua invigilância.

 Desânimo - O desânimo exsuda tóxico deprimente e destruidor.

 Desânimo - Porque te faltem os atraentes dons da inteligência não te entregues ao desânimo, e porque as tuas mãos não possam realizar imediatamente não descoroções no entusiasmo.

 Desânimo - Se Maria de Magdala pensasse com o desânimo e tivesse sido vencida pelo medo não seria o exemplo de cristã decidida, que nos constitui modelo correcto.

 Desapego - Desapega-te hoje dos haveres, antes que se consumam amanhã, expressando coerência com as aspirações que vitalizas.

 Desapego - Desapego é, também, medida de refazimento do caminho percorrido.

 Desencarnação - O homem consciente das realidades da vida considera a desencarnação como irrecusável convite à antecipada preparação da viagem, que, inevitavelmente, realizará.

 Divida - Adiar a dívida significa reencontrá-la mais tarde com juros adicionados em carácter de cobrança sem moratória.

 Encorajar - Se o ouvinte partiu, ansioso, para se entregar, inerme, ao erro, considera-lhe a imprevidência, e volta a encorajá-lo na luta contra o mal.

 Energia - A energia, para a execução das tarefas, não dispensa a gentileza da realização das metas a desenvolver.

 Energia - Armazena as tuas melhores energias, em nome de Jesus, para amar com desinteresse e abnegação.

 Energia - Mme. Curie, depois de celebrizada, viu-se constrangida a usar de energia, expulsando do lar os importunos e os admiradores, para poder continuar a estudar e a trabalhar o rádium, em cujo limiar chegara a Física como o seu esforço e em cuja luta sucumbiu, por ele vencida, para salvar a vida de milhões.

 Enfermidade - Enfermidades se desenvolvem facilmente quando a inércia mental lhes concede campo!

 Enfermidade - Enfermos - desdobra a vigilância em torno deles. A vigília junto ao leito de alguém em sofrimento é depósito nos Tesouros Celestes.

 Enfermidade - Sem a enfermidade, a esperança não teria razão de ser.

 Enfermidade - Zela pela organização que te serve de veículo no caminho evolutivo antes da enfermidade.

 Engano - Não há equívocos no Estatuto Divino.

 Enigmas - Aprimora a mente e decifrarás os enigmas do momento encontrando-lhes as chaves no pretérito.

 Ensinamento - Ensinamento espírita é também vigor para o equilíbrio manter-se sereno embora as vicissitudes.

 Ensinamento - Ensinar alegria e confiança entre asperezas, carrancas e severidade para com os outros e sistemática de antipatia representa enunciar palavras belas e viver paisagens sombrias.

 Ensinamento - Não olvides a necessidade de gravar o ensino evangélico nas folhas do coração.

 Ensinamento - Transpõe os óbices para ouvir e desce aos abismos para ensinar.

 Ensinamento - Um ensinamento edificante é bênção em qualquer lugar. Uma lição espírita é luz no caminho.

Entendimento - Os próprios companheiros do Colégio Galileu não O entenderam; todavia, ainda hoje a sua semente de luz é sol de incessante aurora nos horizontes sem-fim da nossa vida eterna.

Entusiasmo -  Aqueles que entesouram o amor podem desdobrar em milhares as moedas da coragem, para continuarem ricos de entusiasmo.

 Entusiasmo - Entusiasmo singular dominou-o com as mais agradáveis impressões que se convertiam em convites à doação total.

 Entusiasmo - Nem entusiasmo excessivo no êxito, nem desencanto exagerado no insucesso.

 Entusiasmo - No labor a que te afervoras, esfacela a rotina das tuas tarefas e dá da tua própria pessoa entusiasmo e alegria aos teus quefazeres.

Entusiasmo - O entusiasmo dinamiza o espírito de luta mas só a maturidade favorece o espírito com os valores reais e necessários à luta.

 Entusiasmo – Retempera o ânimo no Ardor da Luta e renova o entusiasmo.

 Espiritismo - Allan Kardec, o Mensageiro do Consolador, acurou meditações e laborou infatigável até o momento de fazer rutilar as gemas preciosas da Doutrina Espírita, que depositou na cabeça da Humanidade como coroa de jóias coruscantes e invulgares...

 Fé - A fé é uma necessidade espiritual da qual não pode o espírito humano prescindir.

 Fé - A fé espiritual corrige a distrofia ou a hipertrofia da razão, situando-a convenientemente no lugar que lhe cabe.

 Fé - A fé guiará o homem e o homem, em se encontrando consigo mesmo, "herdará a Terra".

 Fé - A fé que bruxuleia em nossos espíritos é a nossa lâmpada bússola, apontando rumos.

 Fé - Amparado pelo comando da fé tranquila, operarás em todo lugar sob modalidade diversa do comum, nas experiências terrenas.

 Fé - Após a experiência da fé, o homem faz-se livre dos torpes limites dos preconceitos e das injunções dissolventes da hipocrisia, da petulância.

  - Apresenta a tua fé aos teus familiares mesmo que eles não a queiram escutar.

 Fé - Crendo no Pai entregou-se Jesus totalmente ao sacrifício, sem mácula nem culpa, de modo a ensinar-nos que a fé é ponte divina por onde transitaremos da nossa pequenez na direcção abençoada da liberdade total e grandiosa.

Fé - Derrama no gral da generosidade que te enobrece o perfume da fé renovadora que te liberta e dá a libar, a quantos te buscam, esse incomparável elixir...

 Fé - É sempre dia para quem acende a luz da fé no coração e usa o amor nas realizações a que se afervora.

Fé - Estêvão, o cristão inesquecível, perseguido por Saulo, a quem respeitava, não diminuiu o ardor da fé, embora as pedradas que lhe roubaram a vida física...

 Fé - Louva as mensagens da fé operante ao lado do amigo que caiu fragorosamente.

 - O agasalho guarda o corpo nu por hoje, porém a armadura da fé resiste aos tempos.

 - Oração, meditação, em consequência, são os termos base da equação da fé, na busca do alimento da sobrevivência às conjunturas do trânsito carnal pelos rumos da Imortalidade.

 Fé - Para que seja actuante, a fé deve nutrir-se do poder dos esforços caldeados para as finalidades que parecem inatingíveis.

 Fé - Permitir-se a fé - um ato de coragem.

 Fé - Quando os dias escurecem, cobrindo-se de cúmulos carregados, faz-se necessário afirmar a fé.

Fé - Se arde no imo do teu espírito a flama do ideal espírita, prepara a tua família para a fé consoladora e ilumina-a.

 Fé - Segue a recta estrada da Fé, trabalhando na caridade sem fronteira.

 Fé - Só a fé que te vitaliza, graças ao Espiritismo, oferece força e alento para uma religiosidade actuante, salvadora.

 Fé - Tem a fé a função essencial de oferecer forças para solucionar problemas ao invés de afastá-los ou liberar o crente dos testemunhos necessários para a sua evolução. 

Fé - Tens a luz da fé, que brilha à frente. Preserva-a e insculpe-a no cérebro, clareando o coração. 

 Fé - Tu, embora sofrendo e chorando, crês, já travaste contacto com a fé e és amigo da esperança.

 Fracasso - Fracassado é aquele que abandona a luta ou nega-se a travá-la. Dificilmente logrará vitória quem se recusa a enfrentar os desafios do quotidiano. Quedas e aparentes insucessos são experiências que, repetidas, favorecem o homem com o êxito que deve perseguir até o fim. Desistir do empreendimento porque se apresente difícil, significa abandonar-se a contínuos insucessos. Não recear jamais, nem ceder à tentação da desistência na luta de ascensão. Se queres, podes.

 Hostilidade - Ao lado da hostilidade sistemática, propõe o perdão indistinto.

 Hostilidade - Diante de pessoas hostis, a atitude mais correcta é a da resistência pacífica, a perseverança na posição não violenta.

 Humildade – A humildade ajuda sem jactar-se, como o regato precioso que ignora o bem que espalha; qual sol sorridente que desconhece a vitalidade que difunde; como fruto abençoado que não sabe o excelente paladar de que é constituído...

 Humildade - A humildade é uma virtude que se ignora. Por isso mesmo não se ensoberbece nem se desvaria.

 Humildade - A humildade é espontânea e, para ser legítima, não se improvisa. Deve ser cultivada com perseverança e desenvolvida infatigavelmente.

 Humildade - A humildade não pode ser confundida com a timidez nem com o medo.

 Humildade - Elegendo a humildade para seguir contigo não terás olhos para consagrações nem apedrejamentos...

 Humildade - Sofrer humildemente não significa acomodar-se à dor; antes, é lutar heroicamente por vencer a aflição sem, contudo, rebelar-se.

 Infelicidade - Infelicidade constitui o ato extravagante que gera desgraças alheias, mesmo quando guindando aquele que o promove a posição de enganoso relevo social ou econômico.

 Informação - Não impeças a informação de alguém interessado em auxiliar-te, mesmo que isto te pareça desagradável. Todos temos algo a ensinar a outrem.

 Imperfeição - Há quem, a pretexto de imperfeição, silencie o verbo edificante nos lábios, enjaulando a mensagem consoladora.

 Impiedade - A impiedade treda é inimigo fementido.

 Impiedade - Apóstolos e mártires, heróis da fé e filósofos, cientistas e pensadores de alto jaez beberam a taça de excrementos da impiedade das pessoas, sofrendo-lhes as opiniões deprimentes, fiéis, no entanto, a eles mesmos e aos ideias que os sustentavam.

 Impiedade - Examinando a vida de Jesus, constatarás que, na razão directa em que os sucessos da Sua acção se faziam conhecidos, a impiedade Lhe seguia as pegadas.

 Impiedade - O imposto da impertinência cobra taxas pesadas àqueles que se fazem fiscais em nome da impiedade.

 Incompreensão - Observa a vida dos heróis e dos desbravadores. Todos passaram incompreendidos e desrespeitados.

 Indagação - A luz que viceja a planta não indaga a procedência do espinheiro, nem desdenha o covil dos chacais.

 Indiferença - A indiferença é o anestésico da desdita.

 Independência - Se és independente, trabalha pelo bem comum, convertendo a hora da ociosidade em benção para os outros.

 Indisciplina - A chama indisciplina que saltita, irresponsável, pode tornar-se causa de incêndios calamitosos e devoradores.

Indisciplina - O incêndio que lavra com voracidade é fruto, às vezes, de uma fagulha indisciplinada.

 Indivíduo - O indivíduo é o próton do átomo social.

 Inércia - Levanta-te da inércia a que te vinculas impensadamente e acciona a máquina da

 Infelicidade - Não sejas fator de desdita para ninguém.

 Infelicidade - Não se exibindo as chagas dos infelizes inicia-se o processo de ajudá-los.

 Infelicidade - Os infelizes já se encontram justiçados pela própria incúria.

 Infelicidade - Os infelizes já expiam na própria desdita os equívocos em que se comprazeram, não te competindo atormentá-los mais, infligir-lhes punições mais severas...

Infelicidade - Por mais te creias infeliz, há outros que jazem em grabatos de maiores dores ou que estão encurralados em sombras mais espessas.

 Infelicidade - Quando se cultiva azedume e se dá guarida a suspeitas, ocorrem colheitas de desespero como de infelicidade.

 Imperfeição - Há quem, a pretexto de imperfeição, silencie o verbo edificante nos lábios, enjaulando a mensagem consoladora.

 Imperfeição - Não é possível, no estado de imperfeição em que se encontra, gozar de uma vida isenta de amarguras.

 Impiedade - Muitos que se ligaram à hipnose perturbadora da impiedade, que medra em vigorosas mentes desencarnadas, acumpliciaram-se com as ordas selvagens do Além-Túmulo, sucumbindo, inermes, sob tenazes rudes. 

Impiedade - ...Não exponhas ninguém, causa nenhuma ao ridículo, à praça pública da impiedade.

 Imposição - Evita azorragar a bondade dos que te escutam com a imposição do que pensas ou a exigência do que desejas.

Leitura - Cultiva a leitura edificante e visita aqueles que padecem, vitimados em si mesmos, após as loucuras a que se entregam, transformados hoje em lições-vivas, ensinando a quem necessita de aprendizagem.

 Lembranças - Uma memória que inspira desesperação, realmente não foi útil nem nobre.

 Lembranças - Os seres amados recebem, onde se encontram vivos após a morte, os dardos da revolta negativa para eles como as lembranças afáveis do amor.

 Letra - Vive, quanto possível, a expressão do verbo amar, porque, qual ocorre com a indumentária carnal que te modela a forma, a letra é também, veste do ensinamento do Senhor que, em silêncio, testemunhou fidelidade ao dever e ao amor até o fim.

 Levantar - Se o companheiro que parecia seguro caiu, levanta-o, distendendo as mãos afeiçoadas, e reconforta-o outra vez.

Liberdade - Liberdade que não se condiciona a directrizes de segurança, mui facilmente se converte em indisciplina que promove a anarquia e favorece a libertinagem...

 Liberdade - Liberdade para amar, sem dúvida, disciplina para o sexo também.

Liberdade - Se almejas a liberdade em plena luta, sofre pacientemente.

 Liberdade - Tributo valioso exige a liberdade - quantas vidas físicas exige o carro da guerra para doá-la?

 Lições - Aproveita todas as lições com que a vida honra as tuas horas.

 Lições - Cada lição é mensagem de experiência.

 Lições - Lição é o prémio da vida, como a experiência representa aquisição preciosa do esforço pessoal, intransferível.

 Lições - Todo dia a experiência é lição significativa como bênção que não podes ignorar.

 Libertação - Ao encarnado cumpre a parte mais importante do tentame libertador: restaurar intimamente a paz a preço do trabalho cristão e da disciplina moral, por meio da meditação dos próprios erros, do estudo das leis que regem a vida, particularmente as que são decorrência da lei de amor ultrajada.

 Libertação - Liberta-te das aflições constritivas, asfixiantes, para marchar com segurança.

 Libertação - Liberta-te dos que te escravizaram com os seus actos à angústia que teima por dilacerar-te, abre os braços no rumo do amanhã e avança tranquilo.

 Libertação - Rejubila-te com a honra de liberar-te quando outros se comprometem.

 Limitações - A limitação que te oprime, corrige-te o excesso mal aplicado. 

Limitações - O homem que prefere baixadas tudo povoa de limites

 Limitações - Segue além! Mesmo sabedor das limitações íntimas, rememora que, sedento algum, jamais inquiriu as qualidades morais de quem oferece um copo de água fresca.

 Livro - Quando o canhão ameaça e a bomba dizima, o livro consegue silenciosamente modificar o status quo e erguer os ideais que jazem amortalhados sob o pavor ou dormem embaixo das cinzas da destruição, ou vencidos pelas labaredas do ódio, de modo a renovar as expressões da criatura em nome da paz, da liberdade e do amor.

 Livro Espírita - O Livro Espírita que te liberta da ignorância e da superstição é o amigo incondicional da tua lucidez, oferecendo-te pão e lume, agasalho e remédio para as horas difíceis de provança da tua jornada actual.

 Mãe - Muitos corpos não geraram outros corpos, no entanto fizeram-se mães da dedicação em nome do amor de Nosso Pai, sustentando essas vidas que não se estiolaram porque elas tomaram a si o ministério de socorrê-las e ampará-las.

 Maledicência - A maledicência denigre. O amor aclara.

 Maledicência - Enquanto a maledicência grassa arrebanhando mentes frívolas e companheiros invigilantes, que se comprazem na disseminação das ideias espúrias, faculta-te mais amor.

 Maledicência - O maledicente é atormentado que se debate nas lavas da própria inferioridade. Tem a visão tomada e tudo vê através das pesadas lentes que carrega.

 Maledicência - Volta as armas da tua oração e vigilância contra a praga da maledicência aparentemente ingénua, mas que destrói toda a região por onde prolifera.

 Malícia - Combate a malícia - tóxico aniquilante.

 Malquerer - Não obstante os raios dispendidos pela malquerença agora sistemática, que produzem dor, certeiramente dirigidos, doa mais amor.

 Malquerer - O malquerente, a semear idiossincrasias, defronta animosidade em toda parte.

Malogro - O malogro dos que sucumbem podes transformar em encorajamento para o próprio prosseguimento.

 Materialismo - A falência do materialismo é evidente. Responsável pelo estado actual das gentes e da civilização, após galvanizar por pouco as multidões, empalidece, bruxuleia e logo morrerá...

 Matrimónio - À excepção dos casos de relevantes compromissos morais, o matrimónio, na Terra, constitui abençoada oportunidade redentora a dois, que não se pode desconsiderar sem gravames complicados.

 Matrimónio - Indispensável, no matrimonio, não se confundir paixão com amor, interesse sexual com afeição legítima.

 Matrimonio- Nas lutas do sexo, constrói o lar e mantém-no através do matrimonio nobre, fazendo-te sustentáculo da alma que elegeste e sustentando-a, também, de modo a que os dois corpos sejam um só corpo e as duas almas se compreendam como se uma alma fora...

 Matrimónio - O casamento é contrato de deveres recíprocos, em que se devem empenhar os contratantes a fim de lograrem o êxito do cometimento.

 Matrimónio - O matrimonio é laboratório de reajustamentos emocionais e oficina de reparo moral, através do qual Espíritos comprometidos se unem para elevados cometimentos no ministério familiar.

Matrimónio - Utiliza-te do amor, na elevada expressão do matrimonio e permuta com a alma eleita a tua expressão de saúde, tecendo sonhos de ventura indestrutível para o futuro imortal.

 Maturidade - Se atravessas a idade adulta, não te concedas sonhos e vivências que pertencem à infância já passada, ansiando por prazeres que terminam ante a fugaz e enganosa durabilidade do corpo.

 Medicamento - ... Jesus é o Médico Divino e a Sua Doutrina é o medicamento eficaz de que nos podemos utilizar com resultados imediatos.

 Medicamento - O medicamento resolve o problema da saúde por algum tempo, todavia a salutar terapêutica da prece e da irrestrita confiança em Deus preservará o equilíbrio da mente e da alma, do corpo, portanto, para sempre, mesmo nas circunstâncias mais adversas.

 Meditação - Meditação é dínamo poderoso que movimenta a máquina da ação

 Meditação – Meditação é terapia que oferece paz.

 Natal - Neste natal, permite que o amor de Jesus te irrigue o coração e verta em direcção daqueles para os quais Ele veio, os nossos irmãos sofredores da Terra.  

Faze mais -  deixa-O renascer na tua alma e agasalha-O, para que Ele siga em ti e contigo, por todos os dias da tua vida.

 Natal - O Natal é dádiva do Céu à Terra como ocasião de refazer e recomeçar.  

Natal - Se já consegues perceber a sublime mensagem do Natal de Jesus, faze um exame dos benefícios que fruis com o conhecimento e dos resultados produzidos na tua vida.

 Ociosidade - O momento perigoso para o cristão decidido é o do ócio, não o do sofrimento nem o da luta áspera.

 Ocorrência - Nada ocorre por capricho pernicioso da vida.

 Ódio - Estatísticas eficientes realizadas do lado de cá informam que os processos infelizes da criminalidade e do desespero procedem invariavelmente do ódio.

 Ódio - O ódio ominoso é precito infeliz.

 Ódio - O ódio resulta das frustrações afectivas, das ansiedades incontidas, do egoísmo exacerbado, da maledicência sinistra, da ira frequente, das ambições desmedidas, dos amores alucinados que se conjugam em nefandos conciliábulos de imprevisíveis resultados.

Ódio - Não arregimentes adversários para a paz da consciência, porque o ódio é incêndio destruidor.

 Ódio - O ódio ominoso é precito infeliz.

 Ódio - Quando a chispa do ódio lavrou o incêndio da malquerença, deixaste-te carbonizar pelas chamas do desespero.

 Ódio - Se te convocam ao ódio - resigna-te e confia.

 Oferecer - Em verdade é nosso tudo quanto oferecemos.

 Oferecer - Respeita a mão distendida ao alcance da tua mão e recebe-lhe a oferenda.

Oferenda - Não há oferendas sem base de mérito relativo nos arraiais da evolução. 

 Olhos - Tens nos olhos duas estrelas engastadas no céu da face. Põe-nos a derramar a claridade da visão feliz pela senda por onde segues, apesar de estares sofrendo.

 Omissão - A omissão de muitos dos companheiros e beneficiários de Jesus contribuiu largamente para o drama do Calvário.

 Omissão - Omissão é ausência de firmeza de carácter, covardia moral.

Palavra - A palavra de vida imortal lenifica, ilumina, sustenta e plasma novas directrizes que, impressas no homem, fazem-no novo para a própria vida.

 Palavra - A palavra em si mesma é construção divina a serviço da vida inteligente sobre a terra.

 Palavra - A palavra pode transformar-se em rota luminescente, pão de sustento, água refrescante a benefício de incontáveis corações...

 Palavra - Enriquecido por esse tesouro, - a palavra que vibra, sonora, em teus lábios, - estende esperança em volta, donde te encontras. 

Palavra - Instrumento valioso é a palavra, doação divina, para o elevado ministério do intercâmbio entre os homens.

 Palavra - Retractando estágios das diversas civilizações, construindo ideias, levantando impérios, a palavra sadia é semente de luz atirada ao solo dos séculos pela excelsa providência de Nosso Pai, atestando a Sua comunhão com as criaturas.

 Palavra - Valoriza tuas palavras, fazendo-as verter bênçãos, em nome de Deus, o Excelso Verbo.

 Participação - Urge participares dos problemas do próximo em agonia, a fim de aprofundares o exame da situação em que estagiarás valorizando melhor as concessões que usufruis.

 Passado - Aproveitemos o "agora" e façamos a paz íntima por meio da edificação da paz em derredor.

 Passado - É imperioso velares pela paz que guardas contigo.

 Passado - Examina o passado para verificação do que te compete refazer, mas não te fixes nele.

 Passado - Liberta-te das amargas recordações que te prendem aos escuros caminhos do passado, e atende o chamado dos Arautos da Verdade, oferecendo o esforço pessoal ao serviço do bem de todos, nas trilhas comuns do dever, avançando sobre os cipoais, para livrar as leiras produtivas que te atenderão no amanhã.

 Passado - No passado espiritual de cada criatura se inscrevem as causas dos sofrimentos humanos.

 Passado - No passado espiritual se demoram as chaves decifradoras dos enigmas presentes.

 Passado - Oferece-te ao Senhor, conversando a paz por seres afligido mas não afligente, demorando-te fiel e seguro no bem até a desencarnação.

 Passado - Realiza o teu oásis interior e não te escravizes às coisas insignificantes, antes, luta com as armas da paciência e da confiança a fim de conquistares esse tesouro incomparável que é a paz..

 Passe - Para o exercício equilibrado da mediunidade curadora, através do serviço de passes, são exigidos vários requisitos que não podem ser amesquinhados.

 Paz - É da Lei que ninguém auferirá paz, com tesouros vazios de serviço nobre.

 Paz – O triunfo de fora jamais sacia a sede de paz interior.

 Paz - Para que haja paz, em nós, ajudemos todos com a nossa cordialidade e sigamos adiante...

 Paz - Sofrido, o Espírito, nas malhas da lei redentora atinge a paz.

 Reclamação - A fonte não reclama contra o lodo que tenta subjugá-la, nem a tenra plantinha maldiz a força do solo que a impede de crescer.

 Reclamação - Antes da reclamação, examina se não és o responsável pelo insucesso do empreendimento.

 Reclamação - Da terra sulcada pelas lâminas do arado surgem rebentos vigorosos, sem reclamações, sem exigências...

 Reclamação - Não reclames referências especiais.

 Reclamação - Sem o curso normal de consolidação de bons propósitos, inútil redunda o desejo de melhoria íntima, sendo danosa a atitude de reclamação.

 Reclamação - Todas as tarefas do bem são ministérios divinos em que devemos empenhar a vitalidade, sem esmorecimento nem reclamação.

 Recursos - O discípulo do Evangelho deve possuir recursos para analisar, comparar, discernir, tendo em vista levantar, conduzir e salvar.

 Recursos - O agricultor competente e pertinaz não se deixa vencer pelo solo adusto, já que conhece os recursos para transformar a terra, abençoando-a com fertilidade.

 Recursos - Operário da acção nobilitante, possuis recursos valiosos para a obra superior.

 Recursos - Dispões de recursos valiosos que não podes desconsiderar e graças aos quais não desfalecerás.

 Recursos - Recorre aos recursos espíritas: ora, e ora sempre, para adquirires resistência contra o mal que infelizmente ainda reside em nós.

 Recusas - Se o médico se recusasse a atender aos enfermos porque está com a saúde algo abalada, bem grave seria a posição da Medicina.

 Reencarnação - A Doutrina Espírita ensina que ninguém renasce na Terra para o cultivo dos miasmas do pretérito nem preservação dos males dos tempos idos... Reencarnação é benção.

 Reencarnação - A reencarnação é ensejo de aprendizagem necessária e breve.

 Reencarnação - A reencarnação é oportunidade abençoada que os Céus concedem para refazimento moral, ajuste de contas e saldamento de dívidas.

 Reencarnação - Em ti mesmo, a reencarnação significa escola de iluminação, mas também cárcere disciplinar, em cuja oportunidade adquires recursos e valores que te propiciam liberdade e ascensão.

 Reencarnação - Pelos ciclos dos renascimentos o Espírito ascende às inacessíveis alturas pelo devotamento ao bem e através da renovação íntima incessante.

 Reencarnação - Renasceste, na Terra, para elaborar a felicidade própria e intransferível.

Reencarnação - Todos retornarão, como tu mesmo, ao caminho purificador da reencarnação.

Selecção - Enquanto as perspectivas sombrias do desastre e da guerra campeiam, curva-te ante as leis de selecção que realizam o Ministério Divino, a fim de modificar a estrutura do Orbe na sua inevitável transformação para o Mundo Regenerador.

 Segurança - Em Jesus encontrarás a segurança inabalável e na Sua mensagem de amor terás sempre o manancial de sustentação capaz de ajudar-te.

 Segurança - Segurança interior deve ser tua força de equilíbrio, a resistência dos teus propósitos.

 Segurança - Segurança íntima é fruto de uma consciência tranquila, que decorre do dever rectamente cumprido, mediante um comportamento vazado nas lições que haures na Doutrina de Libertação espiritual, que é o Espiritismo.

 Selecção - Nem todos que vêem, conseguem com elevação seleccionar o que enxergam e assimilar o que devem.

 Semente - A semente, que se sente desventurada numa arca de mogno e bronze valiosos, desdobra-se em bênçãos para muitos quando acolhida pelo solo que lhe oferece destino.

 Semente - Faze-te semente do bem operante, e não recalcitres nem exijas.

 Sofredores - A humanidade se tem levantado graças às renúncias e sacrifícios dos sofredores.

 Solidão - A solidão, originária nas vergastadas e no abandono, te conduzirá à trilha por onde chegarás ao porto da espiritualidade maior.

 Solidão - Acreditaste em soledade e por isso sofres. Medita e verificarás outros corações mais solitários ao teu lado.

 Solidão - Enquanto te crês solitário e triste, frustrado nos anseios que acalentavas, perdes os olhos nas tintas carregadas do pessimismo e não vês aqueles olhos que te fitam inquietos, desejando acercar-se de ti, sem oportunidade de fazê-lo.

 Solidão - Há muitos que, acompanhados, caminham em indescritível solidão e há solitários que, seguindo, recebem a contribuição de acompanhantes afervorados.

 Solidão - Há solidões escondidas na balbúrdia, que se cercam de fantasias...

 Solidão - Jesus no Horto, à hora do testemunho doloroso, mais de uma vez, encontrou-se a sós, apesar dos companheiros ao seu lado... dormindo.

 Solidão - Mata a solidão, asfixiando-a nos tecidos leves da cordialidade para com os outros.

 Solidão - Na tua solidão, Jesus estará sempre contigo.

 Solidão - Nunca estarás a sós nas tuas lutas de sublimação.

Solidão - Prossegue insistentemente, mesmo que te suponhas abandonado, a sós...

 Solidão - O caminho do Calvário é a história de uma grande solidão e toda a Boa Nova é um hino de felicidade ao dever.

 Solução - Depois da morte, constatarão, não existem soluções definitivas para problemas que a reencarnação não solveu.

 Solução - O homem, ávido de novos rumos, avança para fora da órbita do domicílio em que se encontra engastado, na Terra, procurando soluções que, no entanto, se encontram nele mesmo, se se dispuser a mergulhar nos labirintos da alma para decifrar os enigmas que o afligem.

 Tempo - A ninguém é dado precisar o tempo de vida ou sobrevida de um paciente.

 Tentações - A cólera, a intriga, a incompreensão e todo o cortejo de tentações que afligem o homem voltado para a luz de Cima são quesitos importantes, a responder com serenidade nas provas de hoje para evitar as expiações de amanhã.

 Tentações - Ao invés de sucumbires às tentações que espalham espinhos pela senda, retira do madeiro, onde Ele agonizou, a coroa dos testemunhos, põe-na em tua fronte e, embora sofrendo, poderás ser feliz e, carregado de dores, penetrarás no Reino da Alegria Imperecível.

 Tentações – Lutar contra tentações não é somente uma actuação mental; é actividade produtiva na realização do bem.

 Tentações - Só as almas eleitas são tentadas; só elas têm força para vencer a tentação.

 Terra - A Terra é abençoado educandário onde se formam valores e se afirmam expressões superiores para a Vida.

 Terra - Em verdade ainda é a Terra a abençoada escola de redenção.

 Tesouro - Abre o coração à mensagem da vida imperecível e utiliza os tesouros que o Espiritismo te concede para a felicidade geral.

Tesouro - Aproveita ao máximo os tesouros tempo e oportunidade, valorizando o conhecimento pela sua bem dirigida aplicação.

 Tesouro - Caminharás depois da morte com os tesouros que reunires antes dela.

 Tesouro - Desde o advento do Espiritismo, o tesouro homem vem recebendo maior investimento de abnegação.

 Tesouro - O auto conhecimento, como a auto iluminação, constituem tesouros que devem ser trabalhados.

 Tesouro - Os tesouros terrenos valem pela tónica que lhes emprestamos, caracterizados pelas paixões que envilecem aqueles que os dominam parcialmente ou pela dinâmica do trabalho valioso que fomentam.

 Tesouro - Vibre o verbo nos teus lábios, escorra a luz em teus olhos, movimente-se a força em tuas mãos, divida-se o amor em teu coração, e distribuirás tesouros em favor dos que estão contigo.

 Teste - Enquanto Nosso Senhor e Mestre esteve connosco, foi provado e testado em exames rudes e cruéis. No entanto, permaneceu fiel e digno até o fim.

 Teste - O teste analisa a aprendizagem do educando.

 Testemunho - Confiança nos dias de felicidade não deve permanecer apagada ante os perigos do testemunho.

 Testemunho - O crente parado enregela-se mas se derrete ante o ardor do testemunho.

 Verdade - A verdade chega após a calamidade da intrujice para demonstrar a grandeza da sua força, renovando conceituações.

 Verdade - Apresenta a verdade sem dureza e usa a bondade sem pieguismo.

 Verdade - Não te esqueças de que a verdade, semelhante à moral, penetra, lentamente, acendendo luzes na escuridão e vencendo trevas sem precipitação nem gritos, generalizando-se, poderosa.

 Verdade - O coração afervorado à verdade é uma centelha triunfante em viagem de alegria.

 Verdade - Se instado a ensinar a verdade, não a utilizes como se fora estilete ponteagudo a esgaravatar as feridas dos infelizes.

 Verdade - Se tombares no afã da verdade, recomeça.

 Verdade - Somente a verdade tem duração eterna.

 Vida - A Doutrina desata o espírito da vida para os que jazem amortalhados no preconceito ou na ignorância desta ou daquela modalidade.

 Vida - A vida é um sublime convite.

Vida - A vida em todas as manifestações é uma sucessão de testes e exames a que são submetidos os aprendizes da evolução.

Vida - A vida real é além da morte, onde se programam tarefas, ajustam roteiros e se organizam actividades... A Erraticidade é a esfera das causas...

 Vida - A vida é um desafio que merece carinhoso esforço de coragem e significativa contribuição de trabalho.

 Vida - Levanta os olhos ao Sol jornaleiro infatigável, e, guindado ao magneto da Terra que gira, deslumbra-te com a mensagem de vida esfuziante em toda parte.

 Vida - Agora que assimilaste o preço conteúdo das lições espiritistas, deparas com as excelentes concessões da vida que já não podes desconsiderar.

 Vida - Modifica as percepções negativas que entenebrecem a tua alma, e procura penetrar racionalmente os problemas da vida. 

 Vida - Os pais não são os construtores da vida, porém, os médiuns dela, plasmando-a, sob a divina directriz do Senhor.

 Vida - Sabes que a vida espiritual é essência do existir.

 Vida -  Sai da carcaça da presente conjuntura carnal e atira-te na direcção da vida verdadeira.

 Vida - Tornarás à vida verdadeira concluído o curso. E volverás com o resultado das experiências felizes ou desditosas que acumulares enquanto no curso da oportunidade.

 Vida - Tudo nos fala uma excelente linguagem: vida estuante!

 Vida - Viver na Terra é honra que ninguém pode subestimar.

 

 

CEIF - Centro Espírita Irmã Filomena
Rua Estrada Velha Nº116 - Beiriz
C.P. 4495-328 - Póvoa de Varzim
 Portugal 
www.ceifpvz.com
ceif.pvz
@gmail.com