DUVIDAS FREQUENTES
 
 
 
    Pergunta:
1. Sou paraplégico desde a infância. Gostaria de saber porque Deus permite esse sofrimento, se nunca fiz mal a ninguém?

    Resposta:

As pessoas escolhem na Erracticidade (estágio entre uma vida e outra) o género de provas por que há de passar na sua nova encarnação, para resgate de erros de vidas passadas, nisso consistindo o seu livre arbítrio. O sofrimento nos consciencializa da desarmonia que causamos e a bondade divina nos dá a oportunidade de reparação, aprendendo e evoluindo sempre.


* * *

    Pergunta:
2. O que é médium? Todas as pessoas são médiuns?

    Resposta:

Médium é toda pessoa que sente, em qualquer grau, a influência de espíritos. Usualmente, só é considerado médium aquele em que a mediunidade se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes. A mediunidade não se revela em todos do mesmo modo, havendo grande variedade de aptidões e de manifestações. As mais comuns são as denominadas de psicofonia (fala) e psicografia (escrita).

* * *

    Pergunta:
3. O que é passe?

    Resposta:

Segundo DIVALDO FRANCO, o passe é uma transmissão de energia viva. Todos os seres vivos são portadores dessa energia pulsante, que podem aplicar nas demais criaturas, para revitalizar os chakras, quando debilitados.

* * *

    Pergunta:
4. Devo tomar passe toda vez que fora ao Centro Espírita?

    Resposta:

Não. O passe não é ritual nem obrigação, e só é necessário quando sentir que está em desarmonia física, psíquica e/ou espiritual.


* * *

    Pergunta:
5. O que é Reencarnação?

    Resposta:

A Reencarnação é uma lei admirável da Providência Divina, pela qual os espíritos passam por sucessivas vidas, habitando corpos físicos diferentes. O objectivo da Reencarnação é levar os espíritos, através de expiações e provas, a um melhoramento progressivo, até atingir a perfeição. Após alcançar determinado grau de evolução o espírito não precisa mais reencarnar. Sem a Doutrina da Reencarnação onde estaria a Justiça de Deus?


* * *

    Pergunta:
6. É necessário sofrer para pagar débitos do passado?

    Resposta:


Segundo JOSÉ LACERDA DE AZEVEDO (in "Espírito/Matéria - Novos Horizontes para a Medicina"), o sofrimento jamais serve como moeda para pagamento de dívidas kármicas. Ele apenas nos dá a medida dos erros cometidos. A dor é mero indicador apontando a quantidade de desarmonia praticada. Por meio dela o ser humano aprende que não deve lesar seu semelhante. O sofrimento, portanto, é educativo. Só existe uma moeda, no Universo, para pagamento de qualquer dívida: o AMOR.

* * *

    Pergunta:
7. Onde vivem os Espíritos?

    Resposta:

Os Espíritos habitam diversos níveis vibracionais do Universo, dependendo do seu grau evolutivo, ou seja, existem Espíritos que vivem junto à Crosta Terrestre, outros que vivem em Colônias Espirituais, outros nos Umbrais e outros em paragens Celestiais.


* * *

    Pergunta:
8. Os Espíritos nos visitam?

    Resposta:

Sim. Os Espíritos não só nos visitam mas existem alguns que, presos à matéria, vivem ao nosso lado a todo instante e em todos os lugares. Por esse motivo devemos ter uma conduta moral elevada e pensamentos voltados para o Bem, para que estes Espíritos não nos influenciem para o mal e possamos ajudá-los com nossas boas vibrações.


* * *

    Pergunta:
9. O que aconteceu com tanta gente que já viveu na Terra?

    Resposta:

Muitas delas estão reencarnadas ao seu lado. Outras aguardam, na Erraticidade, a sua vez de poderem novamente habitar um corpo carnal, outras estudam e nos auxiliam directa ou indirectamente. Outras há muito tempo estão em zonas de sofrimento, pois ainda não se arrependeram dos seus erros. Finalmente, existem muitos Espíritos que, por evolução moral, já não necessitam reencarnar, habitando paragens elevadíssimas.


* * *
 

    Pergunta:
10. Existe vida extraterrestre? Como o espírita encara essa questão?

    Resposta:

A vida habita todos os cantos do Universo. Os cientistas, no entanto, só procuram seres inteligentes materializados, e não acreditam sequer que há um mundo espiritual habitado por muitos seres, coexistindo no seu mesmo planeta. O Espírita encara esta questão com naturalidade, pois tem consciência da pluralidade dos mundos e sabe perfeitamente que existem seres em diversas faixas vibracionais, desde as mais densas às mais ténues. Jesus Cristo já dizia: "Na casa do Pai há muitas moradas..."



* * *


    Pergunta:
11. Meu casamento vai mal e penso em divorciar-me, mas tenho uma dúvida cruel: o Espiritismo é contra o divórcio?

    Resposta:

O Espiritismo admite o divórcio, mas Emmanuel adverte para os compromissos kármicos assumidos com o casamento, opinando que o divórcio, embora justo, não deva ser facilitado. Permanecer casada é uma decisão que cabe exclusivamente a você. Mas o divórcio não impede você de tentar construir uma relação de respeito e amor fraterno com o seu marido.
 
Fonte: www.vrnet.com.br

 
 

CEIF - Centro Espírita Irmã Filomena
Rua Estrada Velha Nº116 - Beiriz
C.P. 4495-328 - Póvoa de Varzim
 Portugal 
www.ceifpvz.com
ceif.pvz
@gmail.com