spacer spacer spacer spacer spacer
spacer spacer spacer
spacer spacer

 

.: Sugestão de Filmes spacer « voltar
spacer
   

 

Sociedade dos Poetas Mortos

Título original: Dead Poets Society / Direcção: Direcção: Peter Weir /  EUA 1989

Género: Espiritualista
Duração:  min :

 

   

 

Robin Williams (John Keating), Robert Sean Leonard (Neil Perry), Ethan Hawke (Todd Anderson), Josh Charles (Knox Overstreet), Gale Hansen (Charles Dalton), Dylan Kussman (Richard Cameron), Allelon Ruggiero (Steven Meeks), Kurtwood Smith (Sr. Perry), James Waterston (Gerald Pitts), Norman Lloyd (Sr. Nolan), Carla Belver (Sra. Perry), Leon Pownall (McAllister), George Martin (Dr. Hager), Joe Aufiery (Professor de Química), Lara Flynn Boyle (Ginny Danburry)

Citado como referência de filme poético no começo dos anos 90 , " Sociedade dos Poetas Mortos" fala de um estado além da educação formal onde um professor abre a cabeça do estudante para empurrar informações , condicionando-o às necessidades do sistema. Fala antes de uma Educação com "E" maiúsculo onde o aluno é capaz de aprender a pensr e mais que isso sentir a vida como uma dádiva , como um momento mágico . Deixar a sua marca , seja ela com o for , durante os anos em que estivermos na Terra...." carpei diem" , aproveite o seu dia" .

Recebeu o Oscar por " Melhor Roteiro Original" além das indicações de Melhor Ator( Robim Williams de " Retratos de Uma Obsessão" , Melhor Diretor (PeterWeir) e Melhor Filme (perdeu para " Nascido a 4 de Julho" )

Confira ,também , os excelentes "Madame Sousatzka" ,"Ao Mestre com Carinho", "Clube do Iperador ","Mr Holland, Adorável Professor".
 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
São muitos os motivos que tornam este filme inesquecível. Oscar de melhor roteiro original, a história é fascinante e do início ao fim e surpreende o espectador a todo o momento. Uma trilha sonora belíssima composta por Maurice Jarre, o carisma de Robin Williams no papel principal, a forma de vida daqueles garotos que decidiram reiniciar as sessões da Sociedade dos Poetas Mortos, tudo faz parte do ambiente mágico que o filme consegue criar em um colégio conservador britânico no ano de 1959.

O professor John Keating (Robim Williams) chega ao colégio com uma nova proposta de educação que valoriza a liberdade e a afectividade de seus alunos. Este método confronta-se com a proposta que tradicionalmente o colégio vinha utilizando, baseada no distanciamento entre o professor e o aluno e em uma disciplina rígida onde o principal é preocupar-se com o futuro. Neste sentido, Keating desperta novas sensações em seus alunos, incitando-os à prática do "Carpe Diem", que significa "aproveite o dia". Seja contribuindo com um verso de poesia ou falando o que realmente sentem para as pessoas que amam, agora as atitudes daqueles jovens haviam mudado definitivamente. O gosto pela liberdade e a valorização de seus sentimentos fizeram com que desenvolvessem sua auto-estima, que, por sua vez, fez germinar um espírito crítico com relação a suas vidas e seus destinos.

A Sociedade dos Poetas Mortos tinha este objectivo - demonstrar que cada um de nós possui seus talentos e potencialidades, e que nós podemos contribuir com nossa "poesia" para fazer de nossas vidas algo edificante a nós mesmos e ao mundo. Para eles, demonstrar o que sentiam contribuiu ao auto-conhecimento e fez perceberem a importância que as relações sociais têm nas suas vidas.

"Carpe Diem" significa fazer com que cada dia seja vivido intensamente, mas não no sentido de testar todos os comportamentos possíveis, tal como o homem que vive sem rumo ou objectivos. O imperativo convida-nos a não desperdiçar os minutos do melhor momento de nossa vida - o presente. É também outra forma de dizer que "não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje", conforme ensina-nos Jesus. Evidentemente, cada pessoa entende à sua maneira a melhor maneira de realizar este aproveitamento, e não poderia ser de outra forma desde que cada um de nós é uma individualidade com suas variáveis, fruto da evolução do Espírito. Conhecedor das directrizes que devemos seguir, cada um dá o melhor de si segundo a sua vontade.

Então, o filme abre-nos também muitas outras interpretações e comentários que desejaríamos saber. Experimente ver de uma forma diferente. Fica aqui a indicação deste filme empolgante e um convite a que escrevam também contando as suas impressões. Disponibilizaremos os comentários enviados, integralmente ou partes editadas por nossa equipe, segundo a pertinência ao assunto. Esperamos por vocês.

...............................
http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/filme150.html

 
 
« veja mais filmes

spacer spacer
spacer spacer spacer spacer spacer
spacer
spacer
spacer

spacer topo spacer
spacer
spacer spacer