spacer spacer spacer spacer spacer
spacer spacer spacer
spacer spacer

 

.: Sugestão de Filmes spacer « voltar
spacer
   

 

O Pequeno Buda

Título original: The Little Buddha / Direcção: Bernardo Bertolucci :: EUA 1993
   


É raro assistir a um filme em que você se sinta envolvido pela história mas também o deixe com um sentimento positivo ao final. "O Pequeno Buda" é um filme agradável, com uma bela fotografia, um roteiro muito bem escrito, e possuiu uma belíssima trilha sonora. Foi dirigido e escrito por Bernardo Bertolucci, ganhador do Oscar de melhor director por outro grande filme, "O Último Imperador". Ele entretêm ao mesmo tempo em que apresenta a vida de um dos grandes enviados por Jesus ao nosso planeta para exposição de suas verdades libertadoras.

O filme começa em Butão, um país situado na Cordilheira do Himalaia, onde um certo Lama budista começa a perceber sinais de que seu venerando professor, que havia falecido alguns anos antes, poderia estar reencarnado. Ele parte em busca dos três candidatos, sendo que um deles é um menino de Seattle, nos Estados Unidos. O filme propõe também este paralelo entre as duas culturas - ocidental e oriental - discutindo o cepticismo presente em nosso cotidiano, pela forma na qual se vive "modernamente".

Esta narrativa principal é intercalada por outra história, a vida do Príncipe Sidarta, que vai sendo contada aos poucos pelo Lama ao menino americano. A história é contada de forma simples, em linguagem ao alcance de uma criança, e talvez por isso tenha um atractivo maior, emocionando pela beleza singela das cenas da vida do "Iluminado". A transformação de Sidarta em Buda, sob uma grande árvore, contém simbolismos que poderiam, por exemplo, ser analisados à luz do espiritismo sem prejuízo algum.

A compaixão de Sidarta pelo sofrimento alheio, causa que move sua busca pela Verdade, é uma das grandes forças apresentadas pelo filme. Os ideais transcendentes apresentados são o principal destaque para o espectador atento. Vê-se que o intento de superar as impermanências da vida é tão antigo quanto culturalmente abrangente, considerando que a meta a que todos almejamos é a conquista dos valores eternos e essenciais.

......................................................

Com Keanu Reeves, Bridget Fonda, Chris Isaak, Alex Wiesendanger, Ying Ruocheng. Top Tape, colorido, Top Tape (vídeo).

Grande missionário na Índia há 2500 anos, com uma estória moderna que se passa numa cidade norte-americana. Dentro da estória atual, o venerável Lama tibetano Norbu desloca-se de seu mosteiro e desce em Seattle para conhecer o garoto Jesse, que talvez seja a reencarnação tão esperada de seu mestre Lama Dorie, desencarnado há nove anos.

Norbu e seus auxiliares começam a analisar o comportamento de Jesse e, na dúvida, decidem, com a aprovação de seus pais, levá-lo ao Butão, na longínqua Ásia, para examiná-lo mais profundamente.

Mas aparecem dois outros candidatos.

Quanto à vida do príncipe Gautama, que se torna Sidarta e depois Buda, fundador do Budismo, ela é apresentada como uma fábula infanto-juvenil.

A extraordinária renúncia de Buda aos bens terrenos, bem como sua imensa piedade pelos sofrimentos humanos e a vitória contra as tentações inferiores são bem destacadas neste filme, que deixa muito a desejar, mas é válido para os nossos estudos, pois a vida desse grande missionário é digna de ser conhecida e sempre lembrada.
(Anuário Espírita 1995. IDE)

 
 
« veja mais filmes

spacer spacer
spacer spacer spacer spacer spacer
spacer
spacer
spacer

spacer topo spacer
spacer
spacer spacer spacer